#LoveWins: Estados Unidos legaliza casamento gay em todo o país

Estados Unidos legaliza casamento gay em todo o país

Nesta sexta-feira (26) a Suprema Corte norte-americana legalizou  o casamento gay em todos os estados do país, depois de 20 anos de discussão sobre o tema. Ativistas comemoraram a decisão no lado de fora do tribunal.

De acordo com a instância a Suprema Corte dos Estados Unidos, é inconstitucional a lei federal que define o casamento como “a união entre um homem e uma mulher”. Dessa forma, a legalidade do casamento gay é assegurada em todo o território americano. Além disso, os juízes argumentaram que a proibição do casamento entre duas pessoas de mesmo sexo afronta a Quinta Emenda da Constituição, que estabelece que as pessoas são igualmente livres.

A decisão histórica obriga estados com legislações contrárias à união de casais do mesmo sexo a aderir à nova lei. Antes, o casamento entre pessoas do mesmo sexo era proibido em 14 estados norte-americanos. A lei foi aprovada por 5 votos a 4.

O presidente Barack Obama disse, em sua conta no Twitter, que a decisão da Corte “é um histórico passo à frente para o casamento entre iguais”, com a hashtag “o amor vence”:

Com a decisão todos os casais gays dos EUA podem contar com os mesmos direitos do casamento até então reservados apenas aos héteros, como receber benefícios federais, como Previdência e fazer declaração conjunta do imposto de renda, entre outros.

No Brasil, como sabemos somente é possível a união estável, que não tem todos os direitos como o casamento como a união total de bens, por exemplo.

Além disso não há previsão para que o casamento gay seja legalizado por aqui, pois é preciso criar uma lei específica para isso.

Pelo menos nos Estados Unidos o amor venceu, finalmente.britney-spears-sons-are-some-skater-boys

Foto por: Mark Wislon/ Getty Images/ AFP
0 I like it
0 I don't like it

Blogueiro, Youtuber, Social Media, Gerente de Projetos Web, metido a webdesigner e programador, sim, um workaholic. Viciado em The Sims, Resident Evil e músicas toscas. Aspirante a ator.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *