Petição colhe assinaturas para gays poderem doar sangue no Brasil

Petição colhe assinaturas para gays poderem doar sangue no Brasil

Você sabia que apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente? Além de ser um número super baixo, existe um outro agravante: homossexuais e bissexuais masculinos só podem doar sangue caso não tenham consumado nenhuma relação sexual – mesmo com camisinha – por no mínimo 12 meses anteriores ao procedimento.

Sinto de longe o cheiro do preconceito, ou estou errado?

get-2

Essa regra é determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a campanha Igualdade na Veia quer  acabar com isso: ela colhe assinaturas e faz gestões políticas para mudar essa determinação. O slogan do projeto chama para reflexão: “Temos muito sangue que poderia estar na veia de quem precisa”.

A ação é coordenada pela ONG LGBT Dignidade, de Curitiba, eles denunciam a questão de não haver a mesma restrição para heterossexuais e se apoia no avanço da ciência na área, que obriga todo sangue coletado passar por exames de alto nível de confiabilidade. A defesa da campanha é simples e objetiva: orientação sexual não deve ser critério para impedir alguém de fazer doação.

Você pode participar assinando a petição on-line no site do projeto Igualdade na Veia.

rupaul-gif

Recentemente nos Estados Unidos o canal do YouTube The Battery Co, lançou uma paródia de “Bad Blood” da Taylor Swift criticando uma lei semelhante que existe por lá. Jeffery Self e Jake Wilson resolveram protestar de uma maneira bem engraçada com o clipe “Sad Studs” os personagens ganharam apelidos referentes aos tipos de gays e a divas pop. Confira:

A única ressalva que tenho dessa paródia, apesar da ideia ótima, é que todos os tipos são sarados e lindos. Não podemos que esquecer que nós somos a diversidade e isso deve estar dentro do nosso meio.

jujube

0 I like it
0 I don't like it

Blogueiro, Youtuber, Social Media, Gerente de Projetos Web, metido a webdesigner e programador, sim, um workaholic. Viciado em The Sims, Resident Evil e músicas toscas. Aspirante a ator.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *